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Mídia paga X mídia orgânica: Veja dicas para equilibrar as duas estratégias

Mídia paga X mídia orgânica: Veja dicas para equilibrar as duas estratégias

Um dos grandes desafios que se impõem às empresas é descobrir como se destacar em um mercado cheio de escolhas e concorrência. A partir daí, já entram dois termos muito populares: Paga Mìdia X Mídia Orgânica.

Cada um deles segue métodos diferentes para obter ótimos resultados. Para saber utilizá-los da melhor forma, é preciso estar atento ao planejamento de sua campanha. 

Saiba distinguir mídia paga de mídia orgânica, quando usá-las e qual a melhor forma de combinar as duas estratégias – tudo isso lendo o texto abaixo!

O que é mídia paga?

Mídia paga é a mídia que vem de um link patrocinado ou tráfego pago. É patrocinada, o que significa que seus anúncios estarão nas primeiras escolhas dos buscadores quando os usuários inserem o que procuram ou aparecem nas redes sociais.

Isso faz com que mais pessoas vejam seus produtos imediatamente, além de proporcionar boa segmentação de marketing.

Para implementar esse tipo de estratégia, é importante conhecer bem seu produto ou nicho para que você possa patrocinar palavras-chave realmente relevantes.

O custo depende do número de cliques obtidos quando os usuários visitam os produtos e/ou serviços anunciados.

Esse valor leva em consideração os seguintes fatores:

  • Competitividade entre marcas;
  • Conteúdos mais pesquisados;
  • O que o público mais gosta de consumir;
  • Tempo de permanência em cada página. 

Portanto, as palavras que os usuários pesquisam muito são mais caras, porque o negócio tem mais chances de vender.

Ainda de acordo com essa lógica, uma boa estratégia de marketing deve sempre considerar o volume de busca de palavras.

O que é mídia orgânica?

A mídia orgânica permite que você alcance usuários ou clientes sem pagar para que o mecanismo de pesquisa maximize o alcance.

Isso acontece quando você usa estratégias de marketing de conteúdo aliadas a técnicas para ranquear bem nos principais buscadores.

Tal resultado pode ser alcançado principalmente por meio de técnicas de otimização de conteúdo (SEO).

Ao criar conteúdo para seu público, você também deve considerar a persona da empresa e como engajá-los.

Essa técnica é indicada às empresas justamente por ser gratuita e mais sustentável.

Além disso, um conteúdo que realmente engaje os usuários e mostre que sua empresa está no controle do assunto cria uma autoridade especial para a marca – que também se torna um ponto de referência em todo o setor.

Como unir mídia paga e mídia orgânica?

Apesar das definições diferentes, nada impede de unir aspectos das duas estratégias em um planejamento de comunicação coeso.

Na verdade, fazer isso pode ser bastante benéfico para a visibilidade e a saúde financeira do seu empreendimento.

Se você quer entender melhor como combinar as duas abordagens de maneira conveniente e eficaz, fique atento aos tópicos abaixo.

Mude o foco do conteúdo pago

Os recursos de mídia orgânica podem ser incorporados a uma estratégia de mídia paga.

Uma forma de fazer isso é criar conteúdo que não seja focado em vendas, mas que tenha uma proposta de valor para o seu público. Isso torna a recepção muito mais positiva.

Além disso, investir em campanhas pagas que direcionam o tráfego para as páginas não apenas para vendas, mas também para conteúdo descritivo, ajudará a ganhar fama e o reconhecimento necessário. 

Por exemplo, uma landing page que fala detalhadamente sobre o produto e seu desenvolvimento é um formato muito interessante de se abordar.

Crie campanhas mais abrangentes

A mídia paga é uma prática que entrega resultados no curto prazo, enquanto a mídia orgânica só traz benefícios no médio e longo prazo.

Portanto, faz sentido que o público possa ser apresentado à marca via mídia paga, mas permaneça engajado devido ao valor do conteúdo orgânico.

Com isso em mente, você pode gerar tráfego para seu site usando mídia paga como educadora, mídia orgânica como anunciante e retornando à mídia paga com campanhas de remarketing ou retargeting, que são campanhas para resultados de curto prazo. 

Então, perceba que é muito importante direcionar esforços para conteúdo produzido organicamente.

Conteúdo desse tipo abre margem para mais acessos, o acesso cria dados e os dados se tornam o principal impulsionador de qualquer insight ou análise visando o crescimento de um negócio.

Monitore como o público está se comportando

O público por si só vai apontar se o conteúdo está sendo alvo de recepção positiva ou negativa.

Portanto, concentre-se em atividades que apresentem desempenho satisfatório. Essa abordagem ajuda a direcionar esforços e entender o comportamento das pessoas que interagem com a empresa.

O sucesso da mídia paga e orgânica depende da sua capacidade de combinar esses conceitos em um pacote que atraia seu público.

Por isso, preste atenção nas informações que você transmite aos consumidores, crie histórias coerentes e entenda que é preciso um relacionamento cada vez mais próximo para conseguir mais conversões.  

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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