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O poder das mídias sociais

Existem muitos insights e dados na internet sobre a mídia social e como o social está aumentando as metas de receita de todas as empresas em “1 trilhão de dólares”, ou como a população está acessando cada plataforma social aos “gazilhões”. Por isso hoje vamos falar sobre o O poder das mídias sociais.

Todos nós devemos estar nas redes sociais o mais rápido possível e começar a postar todos os dias, todos os minutos, todos os segundos! Certo?

Errado!

O verdadeiro poder da mídia social é a influência . O social oferece um caminho para as empresas não apenas se envolverem com os clientes, mas também influenciá-los com o conteúdo certo que os ajuda a tomar uma decisão.

Como as mídias sociais têm poder

Há muitas pesquisas mostrando o crescente impacto da mídia social nas pessoas, na comunicação e na sociedade.

Por exemplo, o Pew Research Center relata que a maioria dos adultos dos EUA usa o Youtube, com o Facebook citado como a segunda rede – com Tik Tok, Instagram e SnapChat altamente usados ​​por adultos com menos de 30 anos.

Globalmente, o Smart Insights mostra que mais de 57% usam pelo menos uma forma de mídia social – muitos a usam para notícias.

Então, imediatamente, há poder nos números – o grande número de pessoas que se envolvem equivale a muita influência em como os algoritmos moldam as interações online das pessoas e o que elas visualizam/leem. Isso também molda as opiniões e sentimentos das pessoas sobre eventos atuais, tópicos importantes, etc.

ISSO É BOM, RUIM OU NENHUM DOS DOIS?

Depende.

A American Psychological Association relata diferentes estudos mostrando impacto mínimo nas interações pessoais das pessoas devido ao aumento/diminuição do uso de mídias sociais.

Enquanto isso, em um estudo publicado na Academia Americana de Pediatria, são descritos benefícios e riscos claros das mídias sociais para os adolescentes, como:

Benefícios:

  • as pessoas se sentem mais autênticas online, pois suas interações refletem mais de perto seus compromissos na vida real
  • Capacidade de fazer novos amigos
  • Capacidade de autodescoberta enquanto os adolescentes “testam” novas ideias

Riscos:

  • A prevalência do cyberbullying
  • uso noturno de mídia social levando a ciclos de sono com impacto negativo, o que prejudica muitos desenvolvimentos
  • exposição a anunciantes em plataformas com fins lucrativos

É indiscutível, no entanto, que as redes sociais têm uma grande quantidade de influência – e, portanto, muito poder . É como isso é usado que gera muito debate, mas como pessoas e empresas, temos que reconhecer a realidade de quanto está arraigado na vida cotidiana.

COMO AS EMPRESAS DEVEM VER ISSO?

A mídia social permite que as empresas criem conexões com clientes em potencial e clientes de maneira mais direta, incluindo atendimento ao cliente e convidando os usuários a mostrar como usam o produto / serviço de uma empresa.

Se você acredita em ser centrado no cliente, então você deve estar onde seu público gasta tempo e se envolve… e para a maioria, não importa se é uma empresa Fortune 500 ou uma pequena empresa, seu público está em pelo menos 1 ou 2 canais sociais.

Tornar-se mais disponível para o seu público, com a infraestrutura adequada instalada (ou seja, alguém gerenciando seus canais, processos de escalonamento para questões ou eventos específicos, etc.), pode ser absolutamente um valor agregado à medida que o marketing aumenta a marca da empresa entre seu público-alvo .

As empresas geralmente aproveitam mal as mídias sociais (+ o que fazer em vez disso)

O problema é que muitas empresas ainda veem a mídia social como um complemento em vez de um investimento vital, apesar das evidências mostrarem que é uma ótima maneira de aumentar o valor da vida útil do cliente e gerar mais fidelidade à marca.

Em vez disso, essas empresas são:

  • Repostar o mesmo conteúdo nas redes sociais em todos os canais
  • Não usar a voz apropriada para a plataforma social
  • pedindo curtidas
  • Postar apenas postagens de conversão: ou seja, preencha este formulário para fazer o download <inserir parte do conteúdo>
  • Falta de uma estratégia social alinhada com a estratégia de marketing
  • Usando todos os canais sociais existentes

Vamos abordar as armadilhas de cada um deles individualmente. E não se esqueça de ler nosso mergulho profundo no marketing, que ajuda você a pensar nas mídias sociais (e todo o marketing) e colocá-lo em uma abordagem mais focada na receita!

REPOSTAR O MESMO CONTEÚDO EXATO EM CANAIS SOCIAIS

Por que isso não funciona: Isso não é eficaz porque cada rede social é diferente. O público é diferente, portanto, a entrega deve ser diferente. Cada rede social tem um layout e um processo diferentes que você deve seguir para garantir que sua postagem tenha alcance máximo.

O que você deve mudar: aborde cada rede social como uma ferramenta totalmente nova, em vez de agrupá-las todas juntas. Otimize sua voz e conteúdo para corresponder à base de usuários da plataforma social.

Lembre-se, você está tentando se relacionar com as pessoas na plataforma – elas estavam lá sem você, então você precisa provar seu valor para elas.

NÃO USAR A VOZ APROPRIADA PARA A PLATAFORMA SOCIAL

Por que isso não funciona: ter uma voz da empresa que não corresponda à plataforma prejudicará suas interações sociais, e isso inclui ter uma voz muito formal. As pessoas não são leads nas redes sociais – são pessoas!

O que você deve mudar: lembre-se de se divertir e interagir por meio de memes, fotos ou até conversas casuais, conforme apropriado. Mude seu tom para combinar com a plataforma social em que você está.

Você pode postar uma postagem formal focada na empresa no LinkedIn, mas mantê-la casual no Facebook, curta e simples no Twitter e mais leve (e visual) no Instagram.

PEDINDO CURTIDAS

Compreender o poder da mídia social e como utilizá-la pode ajudar bastante no sucesso do marketing

Por que isso não funciona: pedir curtidas é o equivalente social de pedir um elogio. Se algo funcionar, ou uma postagem atingir um público definido que se envolva ou goste da postagem, eles virão e curtirão sua página (ou melhor ainda, compartilharão!)

O que você deve mudar: mudar sua estratégia social externa para corresponder às plataformas sociais exclusivas ajudará seus seguidores não apenas a gostar do que você publica, mas também a compartilhá-lo e a aumentar seu alcance.

Existem também outras maneiras de “pedir” curtidas, sem sair e postar um status sobre isso. Por exemplo: se alguém gosta de sua postagem no Facebook, você pode “convidá-lo” para curtir sua página. Esta é uma ótima ferramenta para converter curtidas de post em curtidas de página.

Você também não deve medir o sucesso com base nessa métrica de vaidade. Use engajamentos no canal social e análise do site (como páginas/sessão e taxas de conversão) para ver como as pessoas interagem com seu site quando decidem dar o próximo passo.

Isso também permite que você teste melhor qual conteúdo é bem recebido pelo seu público – tanto no canal quanto no site.

PUBLICAR APENAS POSTAGENS FOCADAS EM CONVERSÃO

Por que isso não funciona: O marketing está em toda parte! Mas você não pode simplesmente pedir informações às pessoas sem o “direito relacional” de ganhar sua confiança.

Você pode ver as táticas sendo adotadas em várias marcas e vários canais. As pessoas são muito cautelosas ao enviar suas informações. Simplesmente postar recursos ou links para postagens de blog e esperar que as pessoas se envolvam provavelmente não é a melhor estratégia.

O que você deve mudar: compartilhe outras postagens e informações do setor, mantendo-o divertido e social! Como diz Seth Godin, construa uma tribo de seguidores e relacione-se com eles. Convide os usuários para mostrar seu próprio conteúdo e destaque-os.

Não é tudo sobre você. Na verdade, não é sobre você – é sobre o seu cliente.

FALTA DE UMA ESTRATÉGIA SOCIAL ALINHADA COM A ESTRATÉGIA DE MARKETING

Por que isso não funciona: Social não deve ser separado do marketing.

Se você já se pegou dizendo: “Sim, vamos colocar isso no Twitter e no Facebook”, isso significa que você trata o social como uma reflexão tardia. O planejamento é a parte mais crucial de qualquer campanha de marketing e, se você não destacar os pontos fortes das redes sociais, talvez não tenha uma compreensão completa da jornada do cliente.

Isso nos permite construir uma base sólida e também definir requisitos do que queremos que sejam os resultados. Uma estratégia ajuda a definir o que é considerado sucesso.

O que você deve mudar: Envolva o social como faria com qualquer outro canal: entrada, saída, remetente de terceiros, etc. Sempre inclua a mídia social e reserve o orçamento necessário para executar um anúncio social ou promover via social. Se o orçamento ou o tempo não permitirem, não há problema em ignorar, como faria com outra tática.

O social apresenta uma oportunidade única de interagir com os fãs de sua marca ou encontrar novas pessoas que ainda não ouviram falar de você.

USANDO TODOS OS CANAIS SOCIAIS EXISTENTES

Por que isso não funciona: embora estar envolvido em redes sociais seja sempre bom, espalhar-se demais não é. Só porque existem várias redes sociais para escolher, não significa que você deva usar todas elas.

O que você deve mudar: tente um ou dois no início e depois expanda lentamente para outras redes sociais. Ou não! Vá onde seu público está envolvido. Analise suas redes sociais, veja aquelas que geram mais engajamento e concentre mais atenção nelas.

Existem ótimas ferramentas de pesquisa de público (como o Sparktoro) que podem ajudar a identificar como seu público passa o tempo online.

Se o LinkedIn ou o Twitter não for o meio de engajamento do seu público, não gaste tempo ou esforço nisso. Você quer focar o que está funcionando e depois expandir lentamente. Obtenha uma posição firme em uma rede social e como você precisa interagir com seus seguidores antes de passar para a próxima.

IGNORANDO A VENDA SOCIAL

Isso joga nos dois pontos anteriores, mas vale a pena mencionar por conta própria.

Em qualquer processo de vendas que envolva uma equipe de vendas, sempre há a necessidade de examinar um cliente potencial e entender melhor quem ele é. LinkedIn, Facebook, Twitter, etc., todos jogam nisso.

E é aqui que entra a venda social.

A venda social é “criar relacionamento com uma rede de leads em potencial” de acordo com a Hootsuite , e essa é uma definição excelente porque nem sempre você está vendendo.

Você está em rede!

Por que ignorar isso não funciona: em muitos setores, especialmente no B2B, as pessoas compram de pessoas. O envolvimento nas redes sociais permite que você se torne uma parte confiável de uma rede de clientes em potencial (ou cliente), o que facilita a obtenção de uma conversa produtiva posteriormente.

O que fazer em vez disso: gaste 15 minutos por dia comentando as postagens das pessoas. Certifique-se de participar de conversas ativas em grupos relacionados ao que você oferece.

Ganhar confiança!

Então, seu rosto / nome gerará confiança e você terá mais afinidade para poder perguntar sobre dores específicas e potencialmente descobrir oportunidades de vendas.

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