Primeiramente, se você sempre teve jeito com as palavras, uma habilidade de envolver as pessoas com sua narrativa, que tal colocar esse talento para usar como redator ? Parece uma boa ideia! Continue lendo para descobrir tudo o que faz um copywriter.
O que exatamente um redator faz?
Um redator cria uma cópia clara e atraente para vender produtos e/ou educar e engajar os consumidores, exercitando a força da escrita persuasiva em sites, postagens de blog, descrições de produtos, explosões de e-mail, banners, boletins informativos, white papers, PSAs, plataformas de mídia social, incluindo Twitter e Instagram, e outros veículos de comunicação de marketing.
Da mesma forma, o trabalho também pode envolver conceitos de brainstorming e desenvolvimento de storyboards; trabalhar com marketing e outros departamentos criativos para desenvolver estratégias de comunicação; e garantir mensagens de marca consistentes, incluindo voz e tom, em mídia impressa, TV, rádio, mala direta e outros canais de comunicação.
Um dia típico de trabalho pode incluir pesquisar um tópico on-line ou conduzir uma entrevista, descobrir como transmitir uma ideia para um público específico, escrever e editar cópias e encontrar imagens para acompanhar o conteúdo.
Quais habilidades são necessárias?
Habilidades de escrita, é claro. Mas estamos falando de mais do que a capacidade de juntar uma frase coerente. “Como profissional, você precisa saber como escrever uma cópia que venda para o público específico do cliente, agência ou empresa”.
Gramática, ortografia e pontuação também contam. “Saiba a diferença entre ‘todos os dias’ e a expressão ‘todos os dias’; eles não são intercambiáveis. A ortografia pode fazer ou quebrar sua carreira.”
Assim como, a capacidade de escrever para qualquer público e habilidades de pesquisa superiores também são cruciais, assim como o cumprimento de prazos. “Se você não conseguir entregar conteúdo de qualidade em um determinado prazo, provavelmente não conseguirá como redator”.
Por último, você tem que ser capaz de seguir as instruções. Isso é especialmente verdadeiro para freelancers contratados para ouvir o que alguém está procurando e executar essa visão. “O trabalho de um redator é fornecer produtos”.
Qual a importância das habilidades digitais?
Em uma palavra: muito. Escrever conteúdo não é mais suficiente. “Você precisa saber como otimizar o conteúdo para direcionar o tráfego para o site, landing page ou blog do seu cliente”.
Isso significa manter-se atualizado com a tecnologia digital, incluindo as mudanças no algoritmo do Google, para que você saiba quais técnicas de SEO são mais eficazes, observa ela.
Quem é o chefe de um redator (copywriter)?
Dessa forma se você for freelancer, provavelmente se reportará ao diretor de marketing do seu cliente. Se você trabalha para uma agência ou empresa, provavelmente seguirá as dicas de um diretor de publicidade, promoções ou marketing.
Como faço para chegar à frente nesta posição?
Pratique a escrita e desenvolva um estilo. E pelo amor ao chocolate, nunca plagie. “Você será descoberto mais rápido do que um político trapaceiro”.
Como alguém pode entrar nesse campo de copywriter?
Um bacharelado em algo como jornalismo, inglês ou marketing pode ajudar, mas um portfólio poderoso cheio de uma variedade de amostras que você criou para aulas ou estágios de redação online ou enquanto prestava seus serviços a uma organização sem fins lucrativos é o que impressionará potenciais empregadores.
Enfim, você sabia qual era a função de um copywriter? Aqui na Salazar Digital nós desenvolvemos o trabalho de copywriter!
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