Algumas das principais atividades que você pode desempenhar por trabalhar como um designer gráfico são:
- Criação e produção de animações e posts para o meio digital.
- Criação de logotipos, marcas e embalagens.
- Definição da aparência e formato de páginas de jornais e revistas (cores, formatos, tamanhos e tipos de letras e de papel)
- Criação visual de sites, blogs, banners para a internet.
- Planejamento e desenvolvimento de anúncios, panfletos, cartazes e vinhetas para a TV.
Mas também, p um designer gráfico pode trabalhar na área de Design de Produtos, desenhando novos produtos para diversas áreas, levando em conta os aspectos funcionais, estéticos e utilitários do objeto. O designer gráfico pode ainda desenhar móveis, joias, vestuário, equipamentos médicos e odontológicos, peças para maquinário industrial, eletrodomésticos, entre outros. Não costumam fazer parte do serviço de atendimento ao cliente.
Como é o perfil do profissional formado em Design Gráfico?
Para trabalhar como um designer gráfico é preciso ter afinidade com desenho e gostar de arte de uma forma geral são características desejáveis do profissional que pretende seguir carreira em Design Gráfico. Por isso, os designers gráficos costumam ser pessoas com afinidade no meio das artes, possuindo sensibilidade bastante aguçada.
Gostar de tecnologia é importante, pois este profissional utilizará muitas ferramentas de computação gráfica em seus projetos. Além disso, esse tipo de ferramenta está sempre passando por atualizações. É preciso ser curioso e dominar ferramentas necessárias para as criações!
Outra característica importante para um designer gráfico é ser criativo e inovador.
Para manter-se criativo e com bom senso estético, é importante que este profissional esteja por dentro das tendências do setor, pesquise bastante sobre novas tecnologias e formas de comunicação.
Organização, disciplina e comprometimento com resultados são fundamentais para que um bom designer gráfico consiga gerenciar seus projetos e entregá-los no prazo.
Como funciona o curso Design Gráfico?
A graduação em Design Gráfico é oferecida na habilitação de bacharelado e tem duração de 4 anos. Existe também a opção de curso tecnológico, uma graduação de nível superior com duração de 2 anos e focada nas necessidades do mercado de trabalho.
Durante a faculdade o aluno aprende sobre História da Arte, Desenho, Técnicas de Representação, Design, Estética e Design de Embalagens, entre outros.
Além de disciplinas técnicas como Desenho e Ilustração, o curso também conta com disciplinas de Gestão e Planejamento que ajudarão o profissional a desenvolver seus projetos. Ao final do curso o aluno deverá desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Como é o mercado de trabalho para quem faz Design Gráfico?
Para um designer gráfico, trabalhar com surgimento de novas mídias e a necessidade crescente das empresas de fortalecerem suas marcas contribuem para o crescimento das suas ofertas de emprego.
E como você já deve ter percebido, muitas empresas apostaram mais no marketing digital e em campanhas publicitárias para suas empresas durante a pandemia. Com muitos negócios funcionando de maneira restritiva, tem sido primordial digitalizar os serviços.
E, para isso, é muito necessária a presença de uma pessoa capacitada na área de Design Gráfico, seja para divulgações em offline, como panfletos, folhetos, cartões, outdoores, anúncios em jornais, revistas e outros – ou em mídias online, através de redes sociais, sites e afins.
Um dos pontos principais ao se escolher uma carreira é saber o quanto um profissional da área pode ganhar. É claro que neste momento nós levamos em consideração nossas afinidades, habilidades e as coisas que fazemos por prazer e diversão. Mas na vida adulta é importante ter planejamento financeiro na hora de escolher a profissão ideal.
Uma pessoa que trabalha com design gráfico costuma ganhar, em média, 2.000 reais atuando como designer. Mas também, este preço pode variar bastante de acordo com a região que você está, o cargo, a empresa e o nível que especialização.