Existe uma percepção geral de que “design de logotipo” e “marca” são a mesma coisa. Às vezes, esses dois termos são usados como sinônimos. No entanto, embora estejam intimamente relacionados e devam funcionar juntos de forma coesa, são processos muito diferentes.
Os conceitos de logotipo e marca explicados
Em primeiro lugar, o design de logotipo é o processo de criação de um logotipo. E marcar o processo para construir uma marca. Portanto, para entender melhor a diferença entre design de logotipo e branding, é importante primeiro definir os conceitos de um logotipo e uma marca:
Definição do design de logotipo
Um design de logotipo é um símbolo gráfico facilmente reconhecível que identifica uma empresa, um produto comercial ou qualquer entidade pública ou privada. É uma das formas de distinguir uma marca num mundo competitivo, repleto de elementos gráficos que procuram chamar a nossa atenção todos os dias. Um logotipo é geralmente uma combinação de tipografias, gráficos / símbolos e cores. É um elemento gráfico que faz parte da identidade visual de uma marca.
Por exemplo, o logotipo CHANEL:
O logotipo do CHANEL é um dos logotipos mais famosos entre as marcas de luxo. É composto por dois Cs opostos e interligados e a palavra CHANEL escrita em maiúsculas. Às vezes, a marca usa os dois Cs separadamente (em algumas embalagens de produtos, por exemplo) ou apenas a parte “CHANEL” (no site, por exemplo). Como tal, existe um uso polivalente do logotipo em diferentes canais.
Definição de marca
Marca é a ideia ou imagem que as pessoas têm em mente ao pensar em produtos, serviços e atividades específicos de uma empresa, tanto de forma prática quanto emocional.
Por exemplo, a marca CHANEL:
Então, depois de ver o logotipo, e se você estiver um pouco familiarizado com a marca, algumas imagens e emoções podem vir à sua mente, e pode ser algo como a colagem de fotos acima. Algumas pessoas podem ter uma sensação de luxo e elegância, lembrar o fundador da marca como um ícone da moda, pensar nos produtos (maquiagem, roupas, acessórios), alta costura francesa, os preços altos ou a experiência na loja . A experiência e a percepção serão diferentes para cada um de nós. No entanto, como resultado da estratégia de marca da CHANEL, a impressão geral da marca deve ser bastante semelhante à da população em geral.
Qual é a diferença entre design de logotipo e branding?
Da mesma forma, o design de logotipo é o processo de criação de um logotipo.
Branding é o processo de construção de uma marca. Para ser mais específico, é uma estratégia desenhada pelas empresas para ajudar as pessoas a identificar rapidamente seus produtos e organização, e dar-lhes uma razão para escolher seus produtos em vez da concorrência. Uma estratégia de branding esclarece o que uma determinada marca é e o que não é.
O branding pode ser feito por meio de diferentes ferramentas. Alguns dos elementos usados em uma estratégia de marca são:
- Definição da marca: propósito, valores, promessa
- Declaração de posicionamento da marca
- Identidade da marca: nome, tom de voz, design de identidade visual (que inclui o design do logotipo)
- Publicidade e comunicação: TV, rádio, revistas, anúncios ao ar livre, site, aplicativos para celular …
- Patrocínio e parcerias
- Design de produto e embalagem
- Experiência na loja
- Experiência do espaço de trabalho e estilo de gerenciamento
- Atendimento ao Cliente
- Estratégia de preços
- Como podemos constatar, o design de logotipos é uma das ferramentas utilizadas para desenhar a identidade visual de uma marca.
Por que o logotipo é tão importante para fins de branding?
Embora um logotipo seja apenas um dos elementos da marca, ele provavelmente aparecerá na maioria dos pontos de contato com clientes e outras partes interessadas, como o site, brochuras, papelaria, produto, embalagem, anúncios, uniformes, lojas e assim por diante .
Um logotipo pode, portanto, ser considerado um dos principais elementos gráficos que permitem às pessoas identificar rapidamente uma organização, seus produtos e serviços. E muitas vezes, será a primeira coisa que as pessoas usarão para identificá-lo. Por exemplo:
Um logotipo bem desenhado permite que as pessoas identifiquem e lembrem sua marca rapidamente
Além disso, o logotipo é um dos principais pontos de identificação de seus clientes. Isso ajudará a detectar sua marca em alguns segundos, em diferentes canais e pontos de contato.
No mundo de hoje, as empresas e organizações existem em várias plataformas, incluindo sites, blogs, mídias sociais, eventos, folhetos, brochuras, cartões de visita, etc. Ter um logotipo multiuso permitirá que você represente adequadamente sua marca de forma consistente em todos os diferentes canais de comunicação.
O logotipo da sua marca ou organização fará parte da identidade visual de sua marca. Isso é muito importante porque será uma das principais ferramentas para refletir graficamente o nome da sua marca, valores e personalidade para o resto das pessoas com quem você se comunica.
Promove uma imagem profissional e aumenta as expectativas
As pessoas esperam que uma marca tenha uma aparência profissional, começando pelo logotipo. Um bom design de logotipo feito por um designer especializado fará sua marca se destacar, mas também parecerá mais confiável e confiável. Além disso, a contratação de um designer de logotipo aumentará suas chances de ter um logotipo único, inovador e que reflita a identidade da sua marca.
Isso distinguirá sua marca da concorrência
As marcas podem brincar com o design do logotipo para se diferenciar da concorrência. O uso de diferentes cores, formas, estilos e tipografias para o design do logotipo é uma ótima maneira de mostrar o que sua marca é e o que não é, em comparação com os concorrentes. Um design de logotipo relevante também ajudará as pessoas a se lembrarem da marca dentro do setor.
Enquanto isso, pode facilitar uma conexão emocional com seus stakeholders e aumentar a fidelidade à marca
As pessoas devem se conectar instantaneamente com sua marca quando virem seu logotipo. Um bom design de logotipo ajudará a melhorar a memória das pessoas sobre sua organização e como isso as faz sentir.
Como resultado, o sentimento for positivo, quer se trate de um potencial cliente, colaborador ou fornecedor, o logótipo contribuirá para a sua ligação emocional com a marca, entre outros elementos da sua estratégia de branding.
Isso é algo que vimos em 2010, quando a marca de roupas Gap decidiu mudar seu logotipo e muitos consumidores ficaram tão decepcionados com o novo design do logotipo que a empresa decidiu retornar ao original.
Conclusão
Para concluir, um logotipo por si só é um elemento gráfico que representa a marca, enquanto uma marca é uma combinação de todos os aspectos tangíveis e intangíveis que representam a organização. Ou seja, sem a marca, o logotipo não teria um significado real, seria simplesmente um elemento gráfico.
Quando combinados, um logotipo bem projetado e uma estratégia de marca eficaz ajudam as organizações a alcançar seu público de maneira eficaz, mas também a criar uma marca resiliente e líder do setor.
Acima de tudo, se você é um empreendedor e está procurando construir uma nova marca, não subestime a importância de um logotipo bem desenhado, alinhado com sua estratégia geral de branding. Será um investimento gratificante para sua marca e organização a longo prazo.
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