À medida que você mergulha no mundo do marketing digital, SEO e publicidade de pesquisa paga, provavelmente encontrará um vocabulário e um conjunto de conceitos totalmente novos. Se você ainda não o fez, certamente terá dúvidas sobre o que é uma landing page e por que é importante e como se encaixam na sua estratégia de marketing digital.
Desenvolver uma página de destino parece uma tarefa simples, e pode ser, mas queremos enfatizar que as páginas de destino são de vital importância para a conversão de leads.
O que é uma Landing Page e por que é importante?
Uma página de destino é qualquer página da Web na qual um consumidor pode acessar, mas no domínio do marketing, geralmente é uma página independente, distinta de sua página inicial ou de qualquer outra página, que serve a um propósito único e focado.
Uma página de destino é uma continuação de qualquer promessa que você fez em seu conteúdo.
Essencialmente, é o próximo passo para que um visitante se torne um cliente. Sua página de destino permite que você faça uma negociação, algum tipo de oferta especial, informação ou acordo, em troca de fornecer informações de contato.
As páginas de destino podem ser clicadas, levando a outra página, como seu site de comércio eletrônico, ou baseadas na geração de leads.
As páginas de destino de geração de leads geralmente oferecem itens como um eBook, avaliação gratuita, inscrição em concurso ou registro em webinar em troca do envio de informações de contato.
Uma boa página de destino fará seu trabalho convencendo um cliente em potencial de que vale a pena fornecer detalhes pessoais em troca do que você tem a oferecer.
As páginas de destino podem ser encontradas por meio de uma pesquisa geral ou pelo site da sua empresa, aumentando a probabilidade de um cliente em potencial chegar lá.
Não há necessidade de ter apenas uma página de destino ou mesmo apenas uma página de destino por vez. Na verdade, especialistas no mundo do marketing provavelmente sugerem que você mantenha várias páginas de destino, direcionadas para populações de clientes segmentadas.
Diferentes tipos de páginas de destino
Como regra geral, o uso de páginas de destino permite concluir uma sequência pós-clique com uma página dedicada que mostra ao visitante que ele chegou ao lugar certo.
Páginas iniciais ou páginas de produtos ocupadas têm o potencial de turvar as águas, enquanto as páginas de destino deixam muito claro qual resultado resultará do clique do visitante.
Ao fazer uma landing page, você refina e melhora a interação do seu visitante e assim aumenta as chances de conversão. Você também garante que obterá mais de seus gastos com PPC – você já pagou por esse clique e uma página de destino ajuda você a fazer valer a pena.
Você pode aumentar ainda mais a possibilidade de conversões, garantindo que você use o tipo certo de página de destino. Vamos dar uma olhada nas variedades de páginas de destino e para que elas são usadas.
Página de destino (landing page) x página inicial do site
Em primeiro lugar, algumas pessoas podem se perguntar por que deveriam se preocupar com páginas de destino quando o objetivo principal é direcionar os visitantes para sua página inicial?
A resposta é que, embora obter tráfego em sua página inicial seja, sem dúvida, uma coisa boa, é menos provável que resulte em uma conversão do que uma página de destino.
As páginas iniciais contêm muitas informações e convidam os usuários a navegar para vários locais diferentes.
Se um visitante chegar à sua página inicial com um objetivo específico em mente, ele poderá ser desativado se tiver que examinar vários serviços e opções de produtos diferentes primeiro.
O principal objetivo da página inicial é direcionar os usuários para outras páginas onde encontrarão as informações que desejam. As páginas de destino eliminam a etapa intermediária ao serem a página que o usuário deseja – e afirmando isso em termos inequívocos.
Sua página inicial é geral, onde uma página de destino é focada e específica.
Enquanto a página inicial atrai os visitantes para o seu site apresentando todas as opções que sua empresa tem a oferecer, uma página de destino oferece uma chamada à ação simples e clara.
Página de destino de geração de leads
Uma landing page de geração ou captura de leads destina-se principalmente a coletar leads por meio de um formulário de captura de dados.
Essas páginas são muito versáteis, mas são usadas com mais frequência no meio do funil de vendas, no ponto em que os clientes estão avaliando suas ofertas e estão prestes a se mover em direção à intenção de converter ou ir embora.
Ele apresenta um pedido e uma recompensa simultaneamente.
A recompensa é a oferta específica que você está promovendo para capturar leads, e a solicitação é a informação que você pede em seu formulário. O pedido e a recompensa devem ser bem equilibrados.
O que quer que você esteja promovendo deve valer a pena que o cliente lhe ofereça seus detalhes e os adicione à sua lista de e-mails.
Página de destino de clique
Em contraste com a página de geração de leads, que depende do uso de um formulário, uma página de clique é, por definição, aquela que não requer nenhum formulário. É um simples intermediário entre seu anúncio e a página para a qual você deseja direcionar seus clientes.
É frequentemente usado para vincular um anúncio a um carrinho de compras, por exemplo.
Requer apenas uma explicação simples e curta do que o visitante encontrou ao clicar e um call to action ousado e inconfundível com um link para o destino final.
Apertar página
Como uma página de geração de leads, uma página do aperto é usada para coletar dados.
Ao contrário de uma página de geração de leads, no entanto, ela geralmente é empregada perto do topo do funil de vendas e seu único objetivo é coletar endereços de e-mail para adicionar leads em potencial a uma lista de discussão geral.
São páginas de destino curtas e básicas com títulos em negrito e conteúdo mínimo.
Um call to action claro deixa o leitor sem dúvidas sobre o que esperar do clique. Além do formulário curto, também deve haver um link para levar o leitor ao próximo passo e uma opção de saída se o visitante não desejar prosseguir.
Página de vendas
Uma página de vendas geralmente é a mais difícil de criar. Com esta página, você não está mais apenas prospectando leads.
É aquele que você usaria bem no fundo do funil e tem que convencer as pessoas a comprar, o que é uma proposta totalmente diferente de uma combinação básica de solicitação e recompensa.
A criação da página, da cópia ao design, exige um toque de delicadeza e um completo entendimento das necessidades de seus clientes e sua posição na jornada de vendas.
Você pode vender muito neste ponto e afastar seu cliente, ou pode vender menos e perder a venda de qualquer maneira. É aqui que a boa e velha habilidade de vendas deve ser incorporada às suas táticas de design e comunicação.
O comprimento da página depende muito do seu produto e do quanto você precisa dizer para explicar seu valor para seus clientes.
Independentemente da duração, é necessário que haja um pitch detalhado que demonstre claramente esse valor, com o objetivo de fazer com que eles cliquem nesse botão e façam a compra.
Infomercial
Você pode pensar que os infomerciais são uma relíquia da publicidade televisiva da década de 1990, mas muitas empresas incorporam suas técnicas de vendas com muito sucesso em suas estratégias digitais, particularmente na forma de páginas de destino especializadas.
O objetivo é manter os leitores rolando e levá-los a se comprometer com uma compra.
Página de apresentação
As páginas iniciais podem ser usadas em qualquer ponto do seu funil de vendas e são possivelmente o tipo mais básico de página de destino.
Eles normalmente têm muito pouca cópia, uma ou duas imagens em negrito e comunicação muito simples, geralmente um anúncio ou um simples pedido de ‘sim’ ou ‘não’.
Eles podem pedir ao seu leitor para verificar sua idade ou escolher sua preferência de idioma antes de prosseguir para seu site.
Não se destinam a coletar dados ou gerar leads e servem apenas para fornecer informações muito básicas aos seus visitantes antes que eles entrem em seu site.
Páginas de destino virais
Acima de tudo, as páginas de destino virais destinam-se principalmente a criar reconhecimento da marca. Embora geralmente contenham links para um site da empresa ou outra página da Web, geralmente são apresentados de maneira sutil e discreta.
As principais chaves aqui são o conteúdo, que deve ser informativo e/ou divertido o suficiente para envolver o leitor e, esperançosamente, levá-lo a compartilhar a página, juntamente com a capacidade de compartilhar a página via mídia social.
O conteúdo pode ser cópia escrita ou pode envolver vídeos, imagens ou até mesmo jogos.
Microsites
Um microsite é, como o nome sugere, um site dedicado em miniatura.
Ele é criado para uma campanha específica ou com uma meta de vendas direcionada em mente. É mais do que uma única página, mas ainda é descrita como uma espécie de página de destino, pois é reservada para um aspecto específico de vendas e esforços promocionais.
Os microsites são movidos por anúncios online ou funcionam em conjunto com campanhas publicitárias de TV.
Por que usar páginas de destino (landing page)?
Você fez um ótimo trabalho construindo sua marca e criando um site que a representa. Agora você precisa ter certeza de que todo esse trabalho duro se traduz em vendas.
Se você está procurando uma ferramenta eficaz de conversão de leads, as páginas de destino são definitivamente o caminho a percorrer.
Uma landing page é uma ótima maneira de direcionar tráfego, melhorar seu SEO e construir sua marca. Também pode fazer parte de uma estratégia eficaz de PPC. Aproximadamente 68% dos negócios B2B usam landing pages para gerar leads para conversão futura.
Felizmente para você, 44% desses cliques são direcionados para páginas iniciais , o que, conforme discutiremos, não é uma boa estratégia.
As páginas de destino levam os clientes a um produto, serviço ou oferta específico e os incentivam a agir. Esta é a sua oportunidade de criar conversões e construir sua base de clientes.
Se as páginas de destino são tão importantes, por que nem todas as empresas as usam? Bem, há um equívoco de que eles são difíceis de criar e manter.
Felizmente, isso simplesmente não é verdade. Construir uma página de destino eficaz é menos uma questão de ostentação e mais de conseguir o que o consumidor procura.
O que faz uma boa landing page (página de destino)?
Em primeiro lugar, sua página inicial não deve ser sua página de destino .
Você precisa enviar clientes em potencial para uma página que permitirá que eles aproveitem qualquer oferta especial que você prometeu a eles.
Como estão vinculadas a algo específico, suas páginas de destino têm mais chances de capturar a atenção por um longo período de tempo. Boas páginas de destino fazem várias coisas:
1. Eles se concentram na oferta, não na empresa. Seus futuros clientes estão clicando por um motivo, e enganá-los não dando a eles o que você prometeu não causará uma boa primeira impressão. Agora não é hora de dar um histórico detalhado da sua empresa. Isso não quer dizer que a página de destino não deva estar vinculada à marca da sua empresa. Apenas o oposto. Eles devem servir a uma função separada, mas ainda devem ser uma extensão da sua marca.
2. Eles estão focados e livres de distrações. O conteúdo da sua página de destino deve ter o objetivo final de levar o usuário ao que ele deseja ao concluir o processo de registro.
3. Os formulários não são intimidantes. Formulários longos podem ser assustadores para os visitantes e podem incentivá-los a seguir em frente, em vez de aproveitar qualquer oportunidade que você esteja oferecendo.
Se você simplesmente não puder encurtar seu formulário, divida-o em etapas e deixe o usuário ver exatamente onde ele está no processo. Por exemplo, listar seu nome e endereço pode ser um dos quatro passos.
4. Eles falam para um público específico. Segmentar sua base de clientes ajuda você a segmentar consumidores específicos por meio de campanhas personalizadas.
5. Eles coletam informações específicas sobre seus clientes em potencial. Falando de públicos específicos, mesmo que você atraia o público certo, eles não podem ser convertidos se você não coletar as informações certas. A coleta de dados demográficos deve incluir mais do que simplesmente um nome e endereço de e-mail. Também deve dar uma ideia de por que uma pessoa clicou e qual pode ser sua conexão de longo prazo com sua empresa.
6. Eles fornecem suas ofertas especiais com uma casa. A menos que estejam vinculadas a páginas de destino, suas ofertas especiais on-line não farão nada para beneficiar seus negócios. A criação de páginas de destino fornece um local para suas ofertas residirem.
7. Eles agradecem. A página de destino deve ser sempre acompanhada de um agradecimento . Isso não é apenas educado, mas garante ao consumidor que ele concluiu o processo de registro.
8. Permitem aos usuários o acesso a outros canais de marketing. Um cliente gosta do que você acabou de oferecer. Agora você pode fornecer links para outras ofertas, seus perfis de mídia social ou uma lista de e-mail para se inscrever.
Não há dúvidas sobre isso, certamente estamos vivendo em um mundo digitalmente conectado. Avançar com ousadia com uma campanha de marketing digital pode ser facilmente um dos melhores investimentos que você faz para o seu negócio.
À medida que você cria sua caixa de ferramentas de marketing digital, incluir páginas de destino é uma jogada inteligente, e você e seus clientes colherão os benefícios.
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