O que é e como é a gestão das redes sociais

O que é e como é a gestão das redes sociais

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O que são redes sociais?

Redes sociais são plataformas online que reúnem pessoas para conversar, compartilhar ideias e interesses ou fazer novos amigos. Embora uma rede não tenha a sua existência limitada à tecnologia, é inevitável vincular uma coisa à outra, especialmente com relação à internet. Antes dela, grupos que compartilhavam os mesmos interesses e ideais só podiam se reunir pessoalmente através de uma organização local ou em um evento.

A internet, então, mudou a forma como as pessoas que pensam da mesma maneira podem se conectar. E isso se deu principalmente após os smartphones e seus aplicativos, que tornaram tudo facilitado e ainda mais acessível. Nesse contexto, surgiram as redes sociais. Com o passar do tempo, as empresas começaram a ver o valor de interagir socialmente com seu público-alvo online e começaram a usar as redes sociais para expandir seu alcance, se relacionar com a audiência e fortalecer as suas ações de marketing.

O que é o monitoramento de redes sociais?

A interação com seu público também envolve uma parte muito importante nesse processo: o monitoramento de redes sociais. E como o próprio nome sugere, ele envolve o acompanhamento sobre o que as pessoas estão falando sobre sua empresa nesses canais.

Se você não sabe por onde começar, pode simplesmente fazer uma busca com palavras-chaves relacionadas a seu negócio para tentar encontrar alguma notícia ou publicação sobre a sua empresa. É interessante ativar o Google Alerts e também investir em uma ferramenta especializada em monitoramento para não deixar passar nada em branco.

O que é gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais diz respeito a um conjunto de ações para otimizar o uso desses canais, indo além de simplesmente fazer publicações no seu mural ou fanpage. É um processo que contempla desde o planejamento das postagens, passa pela produção do conteúdo e se conclui com o monitoramento dos resultados.

Logicamente, com a popularização e o uso crescente das redes sociais, surgiu a necessidade de gerir a presença online nessas plataformas. A gestão de redes sociais, inclusive, começa antes de a publicação ir parar no feed de notícias do usuário.

É preciso haver a definição de um posicionamento e de um bom planejamento, com foco naquilo que seu público deseja consumir como conteúdo, na linguagem por ele utilizada. Tudo é feito de forma a evitar que a reputação da empresa seja impactada negativamente, o que é um risco sempre presente nesses canais.

Além disso, após a publicação ir ao ar, é preciso mensurar os resultados. Para tanto, o uso de métricas contribui para uma avaliação adequada, que sirva de embasamento para tomar decisões mais assertivas. Como as redes sociais são uma extensão do seu negócio, nada mais justo do que ter um ou mais profissionais especializados na gestão das mídias sociais para garantir resultados positivos. À primeira vista, pode parecer um custo fora do seu orçamento, mas não se engane.

Conforme entende a importância da gestão das redes sociais, você percebe a necessidade de realizar esse investimento.

Em quais redes sociais é bom eu estar presente?

Gestão de redes sociais Em quais redes sociais é bom eu estar presente?

 

Embora existam muitas redes sociais no mercado, as mais comuns usadas pelas empresas são:

Agora, você pode estar se perguntando: em quais dessas redes sociais eu preciso estar presente? Talvez em todas, talvez em nenhuma ou mesmo em outras que não relacionamos. Não existe uma receita única, ou uma quantidade exata de redes sociais nas quais você deve investir. Então, como alcançar a definição certa para o seu negócio?

Como primeiro passo, o ideal é identificar em quais delas seu público está presente. A partir de então, escolher em quais deve marcar presença. Como consequência, começar a planejar a melhor estratégia para alcançar seu público, levando em consideração as características de cada uma.

Por exemplo, enquanto o Instagram e Pinterest são redes sociais mais visuais e informais, o LinkedIn é voltado para contatos profissionais. Como dá para ver, são objetivos completamente diferentes. Talvez você tenha dificuldade em obter os melhores resultados de início, mas não se deixe abalar por erros e a necessidade de ajustar a estratégia.

Teste e analise quais plataformas estão trazendo mais retorno e quais podem ser interrompidas. Conte com métricas para isso. Afinal, o que não pode ser medido não pode ser gerenciado.

Como interagir com meu público nas redes sociais?

 

Gestão de redes sociais Como interagir com meu público nas redes sociais?

 

As redes sociais são uma excelente maneira de interagir e manter seu público engajado com seu conteúdo. Porém, uma gestão negligente pode pôr em risco a reputação do negócio e criar uma crise. Quando seus clientes estão satisfeitos, é comum fazerem boas avaliações e comentários positivos em suas plataformas sociais. Até aí, a interação é fácil e prazerosa. Mas sabemos que, em qualquer momento, um cliente pode ter uma experiência negativa com seu produto ou serviço – o que não é desejável, mas acontece. E agora, como interagir com uma avaliação ou comentário negativo?

Primeiro, tenha em mente que simplesmente apagar o comentário ou ignorá-lo não é a solução para esse problema. Aliás, é o mesmo que por mais lenha na fogueira. Para que você consiga dar uma resposta adequada, é preciso ouvir o cliente e tentar compreender bem o que aconteceu. Evite dar respostas prontas e genéricas. Isso pode fazer com que o cliente se sinta desvalorizado. Ou seja, é preciso pensar cuidadosamente e com responsabilidade para manter sua presença online saudável.

Além disso, para criar um ambiente mais amigável, você pode curtir o que seus clientes postam no perfil da sua empresa e responder comentários quando for cabível. O objetivo é fazer com eles sintam como se estivessem interagindo com um amigo, e não uma empresa.

Como fazer gestão de redes sociais

Agora que você sabe a importância dessas plataformas e que seu público pode estar presente em várias delas ao mesmo tempo, é hora de entender como fazer gestão de redes sociais na prática.

Tenha uma estratégia

Desenvolver uma estratégia é parte muito importante para garantir que cada uma de suas campanhas esteja ajudando você a se aproximar de suas metas de marketing. Depois de decidir quais redes sociais você planeja usar, é necessário considerar com que frequência planeja postar e que tipos de conteúdo você publicará.

Você pode começar a desenvolver sua estratégia se perguntando:

  • Que tipo de conteúdo seus seguidores gostam mais?
  • Você planeja entrar em contato com fãs e seguidores e começar uma conversa?
  • Com que frequência você responderá a perguntas e avaliações postadas em sua página?
  • Você pretende usar concursos e sorteios para envolver seu público?

Essas e outras perguntas devem ser respondidas em algum momento da elaboração da sua estratégia de redes sociais.

Produza conteúdo relevante

Esse aspecto do gerenciamento das redes sociais exige que você tenha uma compreensão profunda das plataformas e do seu público. Isso significa não apenas criar conteúdo, mas também desenvolvê-lo de forma criativa através de imagens ou vídeos.

Além de saber quais são as melhores práticas para explorar o potencial de cada rede social, você também precisa saber que tipo de conteúdo e tópicos mais atraem seu público-alvo.

Quer exemplos?

  • Você pode usar o Facebook para divulgar o link para os posts do seu blog, informações sobre seu negócio ou fazer anúncios para seus produtos.
  • Já o Instagram e o YouTube, que são redes sociais mais visuais, você pode usar para mostrar mais do dia a dia da sua empresa.
  • Faça isso com o Instagram Stories, por exemplo, ou através de vídeos instrutivos e que mostram seu produto na prática com um canal no YouTube.

O importante é se certificar que esse conteúdo seja relevante e agregue valor para seus seguidores. Do contrário, qualquer estratégia já nasce fadada ao fracasso.

Seja consistente

Você não conseguirá os resultados desejados com suas redes sociais se postar algo hoje e só voltar a publicar daqui a 15 dias. É preciso ter consistência e frequência nas suas publicações. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, inteligentes e em busca de informações relevantes e que resolvam seus problemas. Dessa forma, nada mais justo do que produzir e oferecer sempre conteúdo de qualidade.

Isso não significa criar conteúdo novo todos os dias, mas sim manter uma frequência de publicação que demonstre que você se importa com as necessidades do cliente e está procurando resolvê-las. Criar um calendário editorial pode ser uma boa maneira de manter as publicações organizadas e tirar o máximo proveito da sua estratégia.

Agende suas publicações

 

Gestão de redes sociais Agende suas publicações

 

Escolher o melhor horário para mais de 10 posts por dia pode ser cansativo, não concorda? Se você lida com um alto fluxo de postagens diariamente, é preciso investir em uma ferramenta de planejamento de mídia social para programar o conteúdo com antecedência e não perder nenhum post. Além da economia de tempo, é claro, a capacidade de programar automaticamente as postagens é uma das vantagens dessas ferramentas. Isso é especialmente válido quando sua conta tiver maior probabilidade de ter um alto engajamento.

Mas a verifique algumas vezes ao longo do dia para responder a qualquer feedback do seu público em um curto prazo de tempo. Graças aos apps no seu celular, você pode fazer isso onde quer que esteja.

Mensure seus resultados

Como saber quantas pessoas estão vendo suas postagens e interagindo se você não olhar para os números?! Como qualquer outro tipo de estratégia de marketing digital, é preciso acompanhar e avaliar os resultados de suas campanhas de mídias sociais ao longo do tempo. Essa é a única maneira de saber se elas estão ajudando você a atingir suas metas de marketing.

Além disso, é assim que você determinará seu ROI (Retorno sobre o Investimento) e decidirá se está usando seus recursos da melhor maneira. Acompanhar seu desempenho também ajuda a identificar áreas de melhoria. Isso permite que você melhore os resultados no curto e longo prazo.

Vamos tomar um café!

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