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O que é mídia paga?

A mídia paga é a parte do marketing e da publicidade que requer a compra de espaço publicitário para promover uma marca para públicos maiores. As marcas pagam pela promoção de conteúdo para divulgar sua mensagem ao público em grande escala. A mídia paga faz parte da estratégia de uma marca para aumentar o tráfego, as vendas e as conversões por meio de cliques e, por fim, aumentar a receita.

Um componente essencial de uma estratégia digital para reconhecimento de marca e crescimento de receita é a mídia. A mídia atua como o canal e o setor imobiliário que transmite a mensagem da marca e promove a marca ou a mensagem da marca. Existem três tipos de mídia – mídia paga, conquistada e própria.

Alguns sites compilou algumas estatísticas de marketing perspicazes; vamos entender onde entra a mídia paga:

  • 63% das empresas concordam que seu principal desafio de marketing é gerar tráfego e leads
  • Houve um aumento de 220% no gasto anual com anúncios no Instagram Stories
  • 95% de todos os cliques em anúncios de pesquisa paga no celular vêm do Google
  • Banners, anúncios nativos e anúncios de mídia social são os principais tipos de anúncios gráficos

O conteúdo patrocinado por meio de mídia paga ajuda as marcas a promover ideias, produtos e serviços para seu público-alvo. Por meio de publicidade paga, os profissionais de marketing também podem alcançar usuários que procuram ativamente por serviços semelhantes. A mídia paga inclui anúncios de pagamento por clique, anúncios pop-up, anúncios gráficos, anúncios em vídeo, anúncios de mídia social, redirecionamento e muito mais.

Exemplo : os anúncios pay-per-click do Google permitem que você promova seu conteúdo no mecanismo de pesquisa, que funciona como uma sugestão para usuários que procuram produtos ou serviços semelhantes, e mais usuários encontram sua marca e suas ofertas.

Vamos descobrir tudo sobre o que é mídia paga, os tipos de mídia paga e seu processo para inspirar sua estratégia de marketing digital Abre uma nova janela.

Mídia paga, própria e conquistada: uma comparação

Mídia paga, própria e conquistada são as três maneiras de ser visto e encontrado na confusão de marcas presentes on-line hoje. Juntos, os três tipos de mídia agem como relíquias da morte para fornecer a você todo o pacote de cobertura online. Vamos entender a mídia paga, própria e conquistada e suas diferenças.

Mídia paga: trata-se de promoções pagas em outros sites para exibir sua mensagem de marketing e influenciar públicos que você nunca poderia alcançar antes. Isso pode ser feito em mídias sociais, sites, blogs, publicações, etc.

Mídia Própria Abre uma nova janela: como o nome sugere, é a colocação de sua marca em canais de mídia pertencentes e operados por sua empresa. Isso inclui seus sites, blogs, e-mails e todos os outros ativos e recursos de propriedade.

Media conquistada Abre uma nova janela: também conhecida como mídia gratuita, é o espaço ou cobertura que sua marca recebe devido à credibilidade, reconhecimento e boca a boca. É a publicidade ‘orgânica’ que você obtém sem ter que comprar espaço publicitário. Isso inclui menções à imprensa, reconhecimento de mídia social, contribuições de conteúdo por influenciadores, classificações de pesquisa alcançadas por meio da otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), etc.

Agora que vimos os três tipos de mídia, vamos ver o modelo de mídia paga com mais detalhes. Como funciona a mídia paga? Quais são seus tipos e exemplos?

Tipos de modelos de preços pagos

Os anúncios pagos são de vários tipos, com formas de pagamento variadas dependendo de sua função, cada um com objetivos e resultados diferentes. Vejamos os dois principais modelos de preços para anúncios pagos.

. Custo por clique (CPC)

O custo por clique (CPC) refere-se ao modelo em que se paga um valor por cada clique recebido, independentemente das visualizações/impressões. Essa métrica baseada em desempenho tem lances automáticos e manuais que permitem definir um orçamento ou controlar o valor máximo do lance.

2. Custo por mil (CPM)

Cost Per Thousand/Mille (CPM) refere-se ao modelo em que um anunciante paga por mil visualizações de anúncios. Isso se aplica a anúncios gráficos – banners, publicidade nativa, etc.

3.CPC x CPM

Os dois modelos de precificação mais comuns usados ​​hoje, CPC e CPM, têm características distintas:

CPC tem tudo a ver com os cliques e leads/conversões gerados; Lances focados, baseados em desempenho; Gera conversão, tráfego direto, campanhas de pesquisa.

CPM é sobre ser visto e as impressões coletadas; Objetivos específicos da campanha com foco na impressão; Gera reconhecimento, visibilidade da marca, campanhas de exibição

 

Tipos de mídia paga

O conceito de mídia paga evoluiu para se tornar a operação estruturada e multifacetada que é hoje. Nesta seção, vamos nos aprofundar nas várias maneiras de promover sua marca por meio de mídia paga. Aqui estão os cinco principais tipos de mídia paga.

1. Mídia social paga

Provavelmente o mais popular do lote, a mídia social paga dispensa apresentações. Vemos isso em nossa vida cotidiana enquanto percorremos as plataformas de mídia social. Quase todas as plataformas sociais agora oferecem opções pagas, onde você pode pagar para publicar anúncios para os usuários da plataforma verem, dependendo de seus interesses, comportamento, dados demográficos, localização, etc.

Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter, Snapchat e Pinterest são os canais de melhor desempenho para anúncios sociais pagos. Cada um oferece uma conta comercial que permite criar anúncios ou impulsionar postagens existentes. Alguns até permitem que você solicite aos usuários que enviem mensagens para você, curtam sua página e ajudem você a obter mais leads e visitantes do site.

Instagram, TikTok e Snapchat também são conhecidos pelo marketing de influenciadores, onde um usuário influente é abordado para promover marcas/produtos para seus seguidores leais e fãs no nicho da marca. Os influenciadores recebem um valor negociado ou uma porcentagem das vendas, ou alguns até aceitam presentes e guloseimas em troca de uma postagem sobre a marca.

2. Anúncios de mecanismo de pesquisa com a mídia paga

Isso inclui anúncios Pay-Per-Click (PPC) e Pay-Per-Impression (PPI). PPC são aqueles anúncios que aparecem no site de um editor/proprietário de mídia, mas o anunciante é cobrado apenas quando um usuário clica nele. Esses anúncios aparecem nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa quase como um anúncio nativo na parte superior, com uma indicação de que é um anúncio. Eles também aparecem em sites e blogs no painel superior, esquerdo ou direito – ou mesmo em intervalos dentro do próprio conteúdo.

Para usar o PPC com eficiência, primeiro você precisa identificar as palavras-chave relevantes e garantir que o valor do lance seja razoável o suficiente para não afetar negativamente o retorno sobre os investimentos. Executado corretamente, seu anúncio PPC pode garantir que você pague por clientes de alto valor com boas chances de conversão.

Os anúncios PPI são cobrados sempre que seu anúncio é exibido em um site, independentemente da interação ou do clique. Eles geralmente são cobrados por mil impressões, também conhecido como CPM, conforme mencionado acima. Os anúncios PPI podem ser econômicos se o seu anúncio for clicado, além de simplesmente receber uma impressão quando comparado aos preços dos anúncios CPC.

Exemplo : quando um usuário pesquisa uma palavra-chave no Google que recebeu um lance, ela verá os anúncios PPC seguidos de resultados orgânicos na página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google.

3. Anúncios em Banner

Anúncios em banner, também conhecidos como anúncios gráficos e anúncios na web, geralmente são anúncios visuais baseados em imagens que aparecem em sites por um período limitado e levam o usuário ao site do anunciante ou a uma página de destino específica. Esse tipo de anúncio é incorporado ao site do editor na forma de uma imagem ou gif.

O desempenho do anúncio é registrado por sua taxa de cliques, ou seja, o número de cliques que chegam à página de destino do site do editor dividido pelo número de impressões do anúncio.

4. Anúncios nativos

Anúncios nativos são aqueles anúncios visuais ou de texto que correspondem ao design, tipo de letra e aparência do site em que estão. Eles aparecem em sites de editores como In-Feed, conteúdo patrocinado/recomendado, listas de pesquisa e promovidas, histórias promovidas e assim por diante. Esse tipo de anúncio também inclui anúncios publicitários que informam e influenciam as conversões.

Os anúncios nativos recebem 53% mais atenção do que os anúncios gráficos. Isso ocorre porque a fadiga do anúncio não se instala e o anúncio não se destaca como um conteúdo puramente comercial. Os anúncios nativos são populares em canais de mídia social, como Facebook, Twitter e Instagram.

5. OOH e DOOH

Publicidade fora de casa (OOH) e digital fora de casa (DOOH)Abre uma nova janelaa publicidade atinge os usuários enquanto eles estão ao ar livre e em espaços públicos. O OOH faz parte da publicidade tradicional para atingir os usuários enquanto eles se deslocam, fazem compras etc. por meio de outdoors, pôsteres, pontos de ônibus, bancos, cinemas etc. Esse canal de publicidade não tinha envolvimento digital ou programático.

Tipos de creativos de anúncio

Para que uma campanha publicitária tenha um bom desempenho, vários elementos estão em jogo, mas um dos mais essenciais é o apelo visual. Como os usuários verão seu anúncio em meio a dezenas de conteúdos na web, mídia social ou outdoor, é vital garantir que o criativo do anúncio seja atraente, cativante e invoque emoções positivas. Vejamos os três tipos principais de criativos de anúncios que você pode criar.

1. Texto

Anúncios de pesquisa e anúncios nativos geralmente são somente texto e é aqui que sua criatividade precisa atingir novos patamares para garantir que você chame a atenção apenas com palavras. Você precisará de uma cópia nítida, clara, valiosa ou emocionalmente impactante para garantir que seu anúncio de texto seja clicado ou visto em um mundo de conteúdo.

2. Exibição

Os anúncios gráficos incluem imagens, infográficos, gifs, apresentações, banners de e-mail e assim por diante. Eles são visualmente atraentes e provaram ser o tipo de postagem mais eficaz nas mídias sociais até 2017, quando o vídeo assumiu o controle. Os anúncios, no entanto, têm muito potencial e podem ser uma forma econômica de promover sua marca e suas ofertas. Usar conteúdo original e experimentar cores e formas que ressoam com seu público-alvo ajudará a gerar campanhas eficazes.

3. Vídeo

Parece que você não pode errar com o marketing de vídeo. Não é nenhum segredo que a demanda por vídeo está aumentando drasticamente, assim como a oferta, tornando-se uma poderosa ferramenta de marketing. Os profissionais de marketing de vídeo obtêm 66% mais leads qualificados por ano. Os vídeos envolvem os usuários por períodos mais longos, especialmente nas mídias sociais, portanto, se você estiver escolhendo o canal social para suas campanhas publicitárias, certifique-se de que o vídeo faça parte de sua estratégia.

O Processo de Mídia Paga

Agora que sabemos um pouco mais sobre o conceito de mídia paga e a diferença entre mídia paga, própria e conquistada, vamos entender como isso funciona.

1. Necessidades e objetivos de negócios

Qual é o seu objetivo ao usar mídia paga – reconhecimento da marca, lançamento de produto, ofertas/descontos especiaisAbre uma nova janela, aumento do tráfego ou para aumentar as vendas? Assim que seu objetivo estiver claro, você estará pronto para tomar as decisões que importam.

Pesquise e crie personas de compradores com base em seu público-alvo e dados de clientes para identificar qual tipo de anúncio e canal de anúncio funcionariam melhor para transmitir sua mensagem. Este clube com o objetivo de anunciar define o padrão para sua campanha de mídia paga.

Passe algum tempo visualizando o que seu público-alvo deseja e seus comportamentos e hábitos para identificar os canais que deseja usar (exemplo: anúncios de pesquisa, anúncios sociais, OOH e DOOH etc.), dependendo do canal. Ao selecionar o canal de mídia paga, é essencial escolher a plataforma que pode fornecer o melhor ROI para os objetivos da sua campanha.

Exemplo : ao falar sobre pesquisa e anúncios de pesquisa, é aqui que suas habilidades de SEO entrarão em ação. Você precisará primeiro analisar os concorrentes para ver quais palavras-chave eles estão rastreando e fazendo lances também. Faça uma lista restrita das palavras-chave mais relevantes que seu público está procurando, especialmente palavras-chave de cauda longa relacionadas ao seu negócio e suas ofertas, dependendo do preço e da concorrência para licitar.

Se a campanha for para um produto B2C exclusivo sem palavras-chave de pesquisa específicas, onde o objetivo é fornecer reconhecimento de marca com base em determinados dados demográficos com um orçamento restrito, você pode decidir começar com os anúncios do Facebook, que podem ser seguidos por anúncios de redirecionamento. Ou se for um lançamento de software B2B e estiver competindo com um mercado existente e estabelecido, uma combinação de anúncios de pesquisa do Google (já que pode haver pesquisas diretas no Google se for um mercado conhecido), anúncios sociais e até mesmo DOOH.

2. O Anunciante

Agora que seu trabalho em segundo plano está concluído e os dados coletados e analisados, você pode passar para a execução. É aqui que você entra no estágio de compra de mídia como anunciante.

Com os avanços da tecnologia publicitária (adtech), os anunciantes não precisam mais entrar em contato com o vendedor de mídia ou inventário de anúncios (editor) para negociar tarifas e reservar vagas manualmente. Enter – publicidade programáticaAbre uma nova janela. A forma mais preferida de executar campanhas de mídia paga, a programática estabelece um sistema elaborado para comprar e vender mídia, que inclui anúncios de pesquisa, anúncios sociais e canais externos – OOH e DOOH, entre outros mencionados acima.

3. Plataforma do lado da demanda, Ad Exchange e plataforma do lado da oferta

Primeiro, você precisará de uma plataforma de demanda (DSP). Sua ferramenta de criação de campanha permitirá que você escolha critérios de segmentação de público, orçamento etc. e insira sua mensagem de anúncio. O DSP interagirá com a troca de anúncios para localizar o inventário de anúncios que corresponda aos critérios do seu anúncio. Os DSPs permitem que os anunciantes gerenciem, otimizem e analisem campanhas de mídia paga.

troca de anúncios permite o comércio entre anunciantes e editores e proprietários de mídia. Atuando como um mercado digital, a troca de anúncios seleciona o inventário digital de várias redes de anúncios (exemplo: Google AdSense). A troca de anúncios então interage com a plataforma do lado da oferta (SSP) que contém as informações do espaço de anúncio do editor e faz a ligação final sobre qual consultor obterá o espaço.

O SSP é para o editor o que o DSP é para o anunciante. Também leva a decisão final sobre qual lance de DSP aceitar com base nos parâmetros definidos pelo editor, ou seja, exibições de página, público-alvo, demanda de espaço de anúncio, níveis de engajamento e assim por diante.

Com tecnologia de inteligência artificial (IA), a publicidade programática permite que os usuários sejam avaliados quanto ao comportamento, dados demográficos, cookies etc. para identificar qual anúncio deve ser exibido para qual usuário. O processo de mídia paga por meio de publicidade programática também garante que os anunciantes recebam atualizações em tempo real, transparência sobre seu público-alvo, utilização de orçamento e proteção contra fraudes de anúncios.

Mídia paga e o futuro

Exemplos de mídia paga podem ser vistos em todos os lugares que olhamos, seja mídia social, na web, TV conectada (CTV), Digital Out of Home (DOOH) e assim por diante. Com as campanhas de mídia paga sendo a forma mais popular de publicidade, é difícil ignorar o impacto e a concorrência, e isso só aumentará no futuro.

Manter-se atualizado sobre as inovações em atividades pagas de mídia social e lances inteligentes do Google Ads definitivamente ajudará a colocar sua marca em primeiro plano.

Assim como a internet veio para ficar, o mesmo vale para mídia paga e publicidade programática. Com a inteligência artificial cada vez mais nítida e reduzindo o esforço manual, será mais importante do que nunca investir no DSP ideal para executar com sucesso suas campanhas de mídia paga.

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